Exames

Veja abaixo a relação dos principais exames que você pode fazer na Clínica Bluestar

O exame de urina é simples, rápido e indolor. Esse exame analisa diversas variáveis, mas principalmente problemas que podem ocorrer nos rins e nas vias urinárias. O exame de urina de rotina é feito por meio da coleta da primeira urina da manhã colocando num recipiente fornecido pelo laboratório. É importante que o paciente limpe a região íntima e rejeite o primeiro jato de urina, dessa forma as impurezas serão eliminadas.

Exames que dosam proteínas substâncias na corrente sanguínea para avaliar a função renal; através destes exames é possível detectar precocemente alterações na capacidade dos rins em filtrar o sangue.

Estes exames geralmente servem para identificar alterações funcionais do fígado e das vias biliares, revelando, por exemplo lesões no fígado, permitindo entender o grau de falência hepática possibilitando o tratamento mais adequado.

Estes exames medem a taxa de triglicérides, colesterol e suas frações, o, HDL, LDL e VDL, por meio de exames de sangue. Quando elevados, esses níveis aumentam o risco de complicações tais como derrames cerebrais e infartos.

Este exame é utilizado quando uma vez identificada a presença de infecção na urina, qual é bactéria causadora e o antibiograma o melhor tratamento para tratá-la.

Este exame avalia o nível de coagulação no sangue. A boa coagulação do sangue consiste em trabalhar na cicatrização dos vasos sanguíneos danificados e controlar sangramentos.

Este exame utiliza uma amostra de sangue para identificar e avaliar os leucócitos (glóbulos brancos).

O hemograma completo é um exame de sangue que serve para avaliar os leucócitos, hemácias e plaquetas do sangue. Esse exame consegue identificar e acompanhar o desenvolvimento de uma série de doenças. Ele não precisa ser recolhido em jejum, mas recomenda-se que não realize atividades físicas 24 horas antes do exame, e passar 48 horas sem ingerir bebidas alcoólicas, pois podem alterar os resultados.

São exames usados para medir os níveis de açúcar do sangue. As principais doenças causadoras de alterações nos níveis de açúcar no sangue são as diabetes tipo 1 e tipo 2. O diagnóstico pode prevenir diversas complicações futuras por conta da diabetes

Estes exames avaliam o funcionamento da Tireoide. Esta glândula se localiza no pescoço e sua função consiste em regular o metabolismo.

O raio-X é um exame utilizado para mostrar imagens internas do corpo. Eles são exames seguros desde que utilizados por profissionais com a formação adequada. Mulheres grávidas tem que informar o seu médico pois o feto e mais vulnerável aos danos da radiação.

Este exame é capaz de obter imagens com efeito “fatiado” de partes especificas do seu corpo ou de órgãos, que são geradas por uma inteligência do computador. O exame de tomografia computadorizada fornece uma ótima qualidade nas imagens com muito mais detalhes do que em um raio-X, principalmente quando é necessário visualizar estruturas menores como vasos sanguíneos e tecidos moles, tais como órgãos e músculos. Durante esse exame o paciente se deita em uma maca confortável que se move ao redor de toda a extensão do corpo do paciente de uma forma indolor.

Este é um exame não-invasivo que utiliza ondas sonoras para produzir imagens e/ou vídeos. Durante uma gravidez ele pode ser usado para o acompanhamento com diversos tipos de ultrassom, o mais comum é fazer uma ultrassonografia entre 11 e 14 semanas e uma mais detalhada perto das 20 semanas de gestação, o chamado ultrassom morfológico.

Este é o exame mais recomendado para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Possui um resultado muito eficaz, capaz de detectar um câncer muito antes de ele ser palpável. Indicado para mulheres acima de 40 anos de idade, ou que tenham recebido orientação profissional.

Este é um exame utilizado para visualizar e tratar a região abdominal indicado em caso de endometriose e infertilidade, é um procedimento cirúrgico e minimamente invasivo, é feita uma pequena incisão onde é inserido o laparoscópico.

A endoscopia é um exame que faz uma análise no muco do estomago, esôfago, e a primeira parte do intestino delgado. Neste procedimento e utilizado um tubo endoscópico que é responsável pela captura de imagens do sistema digestivo, também utilizado em biópsias.

É um exame de ultrassom que através de ondas sonoras de alta frequência, cria imagens que permitem avaliar a estrutura e funcionamento do coração – seu tamanho, forma espessura etc. Além de fazer o diagnóstico de patologias cardíacas, como doenças congênitas, existência de tumores, sopros entre outros.

Exame que avalia a presença de lesões ligadas aos nervos e músculos, como as que podem surgir em doenças, como a neuropatia e esclerose lateral amiotrófica. Este processo é importante para ajudar o médico a tratar a doença e melhor desenvolver seu tratamento.

Este exame captura imagens de alta resolução de regiões do fundo do olho, como a retina, nervo óptico, coroide e vasos sanguíneos. É ótimo para diagnósticos e acompanhamento de doenças nestas estruturas. O paciente deve permanecer acompanhado pois será realizada a dilatação da pupila.

Este exame realiza seu diagnóstico por imagens de alta definição dos órgãos através da utilização do campo magnético. O exame de ressonância pode durar entre 15 minutos e duas horas. Dependendo do motivo da ressonância. O paciente pode realizar tarefas como ver filmes, apertar botões, escutar sons e sentir odores durante o procedimento. Este é um procedimento não indicado para pessoas com marca passos e claustrofóbicas.

A biometria é um exame que realiza a medição das estruturas intraoculares podendo proporcionar melhores resultados ao paciente criando lentes que podem ser implantadas na cirurgia de catarata capaz de permitir uma melhor visão sem o uso de óculos.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
  • Receba nossa Newsletter:
  • Nome
  • Email