Especialidades

A Clínica Bluestar oferece consultas médicas em diferentes especialidades. Veja abaixo alguns assuntos tratados por nossos especialistas:

A alergologia é o ramo da medicina que investiga e trata as doenças alérgicas. O médico alergologista examina as condições do seu sistema imunológico e os quadros alérgicos que podem ser compreendidos como uma reação do seu corpo a um elemento considerado “estranho”.

São profissionais que tratam todos os tipos de alergias, principalmente, as causadas por picada de inseto e comida. Quando há reações alérgicas ou sintomas de alergia prolongada o alergista pode criar um plano de tratamento. Alguns tipos de alergias e reações alérgicas podem ser: alergias alimentares, rinite alérgica e asma.

Especialidade que se constitui em evitar a dor em pacientes em momentos de cirurgias. O anestesista é responsável por avaliar o indivíduo, escolher o tipo de anestesia adequada, fazer a vigilância durante a cirurgia e recuperação da anestesia.

A audiometria é um exame cujo avalia a capacidade do indivíduo para ouvir sons. Normalmente, é solicitado pelo médico após queixas do paciente de “estar ouvindo pouco” ou para diagnosticar traumas, infecções etc.

O cirurgião buxomaxilofacial cuida de importantes funções e problemas relacionados a boca das pessoas, como: problemas ósseos de mandíbula, sistos, má posição mandibular, queixo ou maxila muito para frente etc. Ele também faz intervenções cirúrgicas, muitas vezes, atuando junto do cirurgião plástico.

A cardiologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do coração. O médico cardiologista age em prol do diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções ligadas ao sistema cardiovascular, que na maioria das vezes, são problemas, como arritmias.

O médico cardiopediatra trata das doenças do coração de crianças ao nascimento – congênito – até a vida adulta. Também cuida de doenças cardíacas adquiridas depois do nascimento, como arritmias, colesterol elevado, hipertensão, infecções no coração entre outras.

Esta especialidade cirúrgica trata, principalmente, de tumores benignos e malignos da face, seios nasais, boca, faringe, laringe, glândulas salivares e tireoides.
Também trata algumas doenças congênitas, como os cistos branquiais.

Procedimento cirúrgico no coração ou nos vasos sanguíneos realizado por um cirurgião cardíaco.
A cirurgia é feita para tratar complicações de doenças cardíacas isquêmicas, como a cirurgia de ponte de safena, além de tratar das válvulas cardíacas e os transplantes de coração.

É responsável pelo diagnóstico e tratamento de deformidades e doenças do crânio e dos maxilares.
Geralmente, trata com condições cirúrgicas crânio maxilo-facial: deformidades nos ossos do rosto, fraturas ou traumas do rosto e suas sequelas, deformidades congênitas etc.

É a especialidade que atua em estudos dos mecanismos fisiopatológicos, tratamento e diagnósticos de doenças que a cirurgia é a única opção para sanar o problema do indivíduo. Um cirurgião é o profissional preparado para compreender e realizar procedimentos de variadas enfermidades.

É responsável por cirurgias com crianças desde o neonatal até o fim da puberdade. Na maioria das vezes, as cirurgias são de hérnia umbilical, hérnias inguinais, fimose entre outros. As cirurgias pediátricas são muito diferentes dos adultos com características próprias.

A área da cirurgia plástica contribui na melhora da aparência física, como esconder cicatrizes e harmonizar o rosto. Também ajuda aumentar a autoestima quando está insatisfeito com alguma parte do corpo. Algumas cirurgias são realizadas, por exemplo, após acidente para correção da região afetada.

Área da medicina que faz o tratamento cirúrgico de doenças das veias, vasos linfáticos e artérias, atuando no diagnóstico e tratamento de doenças nos vasos.
O cirurgião vascular cuida de problemas, como doenças ateroscleróticas dos vasos, aneurisma, reconstrução dos vasos, varizes etc.

O médico que exerce a clínica geral analisa o paciente como um todo e não apenas uma parte do corpo.
Este profissional está apto a tratar diversas doenças e encaminhar seu paciente quando houver necessidade de um especialista, isso quer dizer, quando o problema é específico.

A dermatologia é a especialidade médica que cuida do maior órgão do corpo humano – a pele. Tem foco no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças na pele, pelos, mucosas, unhas, cabelos, perda (dos) pelos ou unhas e manchas que causam coceiras.

É um exame de ultrassom que através de ondas sonoras de alta frequência, cria imagens que permitem avaliar a estrutura e funcionamento do coração – seu tamanho, forma espessura etc. Além de fazer o diagnóstico de patologias cardíacas, como doenças congênitas, existência de tumores, sopros entre outros.

Exame que avalia a presença de lesões ligadas aos nervos e músculos, como as que podem surgir em doenças, como a neuropatia e esclerose lateral amiotrófica. Este processo é importante para ajudar o médico a tratar a doença e melhor desenvolver seu tratamento.

A endocrinologia trata de problemas hormonais e ajuda no reestabelecimento do equilíbrio do organismo. É um campo vasto, já que, os hormônios são responsáveis por regular quase todas as funções orgânicas e podem provocar doenças, como obesidade e diabetes.

É a área que atua na interação entre o conhecimento pediátrico e endocrinológico para tratamento e diagnóstico de disfunções hormonais – desde o neonatal até o final da adolescência. O endocrinologista infantil avalia, por exemplo, o crescimento da criança, ganho de peso e desenvolvimento na puberdade.

O médico fisiatra é o clínico especializado em pessoas que apresentam dor crônica ou necessitam de reabilitação por causa de alguma incapacidade. Através de uma consulta médica o fisiatra define o diagnóstico da doença, suas repercussões funcionais, a capacidade residual e potencial do paciente.

Trabalhando com o conceito de medicina baseado em evidência, é possível diminuir o número de sessões tornando a terapia cada vez mais eficaz. A fisioterapia é a área que trata doenças neuromusculares e é indicada para fibromialgia, dores de coluna etc.

O fonoaudiólogo cuida da saúde em diferentes aspectos da comunicação e funções responsáveis pela mastigação, respiração e deglutição.
A área desenvolve ações voltadas para a promoção da saúde, diagnóstico, orientação, avaliação e terapia (habilitação e reabilitação) de funções.

A gastroenterologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata a estrutura, função e doenças do aparelho digestivo. O aparelho digestivo é composto por esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso ou cólon e pelos órgãos anexos fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Especialidade médica que ajuda o pediatra com os cuidados da criança e adolescente com algum problema relacionado ao tubo digestivo, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreias, alergias alimentares entre outros. Além disso, contribui para diagnóstico de, por exemplo, doenças do estômago e do esôfago.

A geriatra é o ramo da medicina que cuida de todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. O quanto antes realizar a busca por um médico geriatra, melhor será para ter um acompanhamento preventivo para qualidade de vida.

A ginecologia é o ramo da medicina que trata da saúde da mulher em todas as idades. O ginecologista é o especialista responsável pelas consultas de rotina, prescrição de métodos contraceptivos, sexualidade, gravidez e tratamento para menopausa e infertilidade.

A hematologia é o ramo da medicina que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoiéticos, onde se
formam as células do sangue. A área trata dos cânceres sanguíneos e de medula óssea, como os linfomas e leucemia. Os especialistas nessa área são chamados hematologistas.

O médico hepatologista trata de doenças relacionadas ao fígado e nas vias biliares. Algumas causas de doenças no fígado são: alterações imunológicas e genéticas, uso de álcool e drogas ilícitas, parasitas e vírus. A hepatologia também trabalha a prevenção de hepatites virais.

O infectologista é o especialista que trata das doenças infecciosas e parasitárias que podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus e de mais micro-organismos. Hoje, as doenças infecciosas são causadoras de um grande número de consultas em pronto-socorro e ambulatoriais.

A mastologia é responsável pela avaliação das glândulas mamárias, tratando em especial do câncer de mama. Não existe uma comprovação total das causas do câncer de mama, mas a melhor forma de detectar precocemente é através da prevenção e acompanhamento anual com um médico especialista.

É a área da saúde que analisa a atividade física e sua relação na vida das pessoas. Esta especialidade conhece as lesões provocadas durante os exercícios físicos e tem como uma das suas ideia encontrar tratamentos para essas lesões.

Tem como principal objetivo a qualidade de vida e segurança do trabalhador dentro de um local de trabalho. O médico do trabalho avalia os trabalhadores com propósito de garantir que as condições de seu trabalho não prejudique sua saúde.
Alguns exames também são realizados para avaliar a saúde ocupacional do trabalhador.

Especialidade clínica que estuda, trata e faz o diagnóstico de doenças ligadas ao s rins e trato urinário. Entre as atividades do nefrologista está: prevenção de doenças renais, diagnóstico e tratamento de infecções urinárias, nefrites, pedra nos rins, hemodiálise etc.

Especialidade que trata e diagnostica pessoas com problemas no sistema nervoso – doenças no crânio- encefálico, nervos periféricos e vertebro-medular – propensos a tratamento cirúrgico.
Entre as doenças que o neurocirurgião trata, encontram-se: hérnias discais, tumores do sistema nervoso e traumatismo craniano.

O neurologista é o especialista que realiza o diagnóstico
e tratamento de doenças do sistema nervoso (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, nervos e medula espinhal) e dos componentes neuromusculares (nervo e músculos).

O neurologista infantil avalia o sistema nervoso central (cérebro, tronco encefálico e cerebelo) e periférico – nervos da criança. Este profissional é responsável por acompanhar o desenvolvimento neurológico do pequeno por meio de exames clínicos e análises, dando abertura para criar o melhor diagnóstico e tratamento.

Área que atua na interface entre a neurologia e a psicologia. Trata das relações entre o comportamento humano e o cérebro na tentativa de compreender lesões, má formação, alteração genética ou qualquer problema no sistema nervoso que possa causar déficits cognitivos e comportamentais.

Ciência que estuda o sistema nervoso e sua ação no comportamento humano, com ênfase no aprendizado.
É um trabalho multidisciplinar que vincula os estudos da neurociência, psicologia e pedagogia. Tem como ideia geral a reintegração social e educacional partindo da prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

O nutricionista é o profissional que trabalha com a medicina preventiva através da alimentação.
Ensina boas práticas alimentares para que indivíduos alcancem objetivos, como emagrecer, melhorar o desempenho esportivo ou prevenir e tratar doenças, sempre focando na qualidade de vida física e emocional.

É a especialidade direcionada aos estudos dos olhos, assim como doenças relacionadas à visão e cuidados com exames clínicos e cirurgias diversas.
A oftalmologia trata de problemas como o estrabismo, catarata, astigmatismo, hipermetropia, miopia, glaucoma entre outros.

Área da oftalmologia que trata os problemas oftalmológicos (desde refração a malformações congênitas) em bebês, crianças e adolescentes.
Para evitar patologias mais graves apenas na idade escolar a ida ao oftalmopediatra é importante desde os primeiros meses de vida.

A oncologia é a área médica que trata e diagnostica câncer e tumores. O médico oncologista é o profissional que cuida do paciente com a doença e prescreve o tratamento sistêmico, como terapia biológica, quimioterapia e hormonioterapia.

O ortopedista é o médico que cuida das doenças e deformidades dos ossos, lesões nos músculos, articulações, tendões e ligamentos do corpo. O profissional ortopedista tem metodologias clínicas, cirúrgicas e físicas para realizar o tratamento de doenças, como artrites, bursite, artrose e tendinites.

O otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta, que com tratamento clínico e/ou cirúrgico avalia cada caso individualmente. Alguns problemas mais comuns que envolvem essa área são as doenças respiratórias, como sinusite e rinite, desvio do septo nasal e distúrbio do labirinto.

O exame otoneurológico avalia o sistema auditivo e vestibular. É indicado para pacientes que se queixam de vertigem, tontura, zumbidos, cefaleia, enxaqueca etc. É um exame seguro é feito por eletrodos colocados na cabeça, próximo aos olhos. Os movimentos são registrados por uma máquina chamada Vectoeletronistagmógrafo.

A pediatria é o ramo da medicina que cuida e avalia o desenvolvimento de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Atua na prevenção e no tratamento das mais diversas doenças infantis. A pediatria também auxilia a família da criança, seja ligada a aspectos preventivos, curativos ou de pesquisa.

A proctologia é a especialidade médica que trata e diagnostica doenças relacionadas à parte terminal do aparelho digestivo: o cólon, o reto e o ânus. Normalmente, a área atua com medicamentos e se for necessário há intervenção cirúrgica. A ida regular ao proctologista é importante, pois o câncer intestinal é silencioso e pode ser letal.

O médico pneumologista diagnostica e trata de pacientes com doenças respiratórias e pulmonares, indicando o melhor tratamento ou cirurgia torácica.
Esta especialidade é responsável por cuidar das patologias ligadas ao mecanismo de toda a estrutura do aparelho respiratório, incluindo os pulmões, traqueia e brônquios.

A psicanálise é a ciência que estuda o funcionamento da mente humana e ajuda a tratar distúrbios mentais e neuroses. A ideia do estudo da psicanálise baseia-se na relação entre os comportamentos, desejos inconscientes e sentimentos das pessoas.

É a área que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, suas sensações, emoções, aprendizagem etc. O psicólogo é o profissional que tenta entender o comportamento e o pensamento das pessoas, com propósito de contribuir com a saúde mental do indivíduo para uma vida saudável.

Psiquiatria é a especialidade médica que cuida das diferentes formas de distúrbios mentais, sejam elas de caráter funcional ou comportamental, que levam o paciente ao sofrimento metal, inadequação e incapacidade social. Os psiquiatras podem prescrever medicamentos para doenças, como ansiedade, depressão e burnout.

Tem como propósito tratar a saúde mental de crianças e adolescentes. Este médico é capaz de diagnosticar e tratar com encaminhamentos corretos para cada paciente. No entanto, é preciso que o preconceito seja deixado de lado e caso a criança tenha alguma patologia que envolva a psiquiatria, dê a ela a chance de ser mais saudável e feliz.

A reumatologia é a especialidade médica que trata as doenças autoimunes e incapacidade das articulações (juntas) e dos sistemas muscular esqueléticos. As doenças nas quais o sistema imune promove lesões no próprio organismo são chamadas de doenças autoimunes.

É um exame de diagnóstico utilizado para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo humano. Normalmente, é indicado para diagnosticar doenças dos ovários, útero, trompas, gravidez ou desenvolvimento de fetos. Além de investigar dores abdominais ou nas costas.

O urologista é o especialista que trata do sistema urinário e do sistema reprodutivo masculino. O urologista pode tratar: rins, uretra, bexiga, pênis, próstata, glândulas adrenais e testículos. Em alguns casos é responsável também por realizar cirurgias.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
  • Receba nossa Newsletter:
  • Nome
  • Email