Vacinas

Todas as crianças necessitam de vacinas para ficarem protegidas contra algumas doenças. É importante que você faça visitas regulares ao pediatra. Ele poderá lhe dar todas as orientações necessárias, discutir a necessidade de vacinas especiais, assim como lhe informar sobre o surgimento de vacinas novas que podem vir a proteger seu filho contra outras doenças.

Vacinando seu filho, você estará não só protegendo-o, mas também contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil e para a erradicação de algumas doenças de nosso país. A vacina é a maneira mais simples e eficiente de se prevenir uma doença.

Para que servem as vacinas?
As vacinas são produzidas a partir dos próprios vírus ou bactérias e têm a capacidade de estimular o sistema imunológico das criança a produzir anticorpos contra as doenças que eles causam.
Uma vez vacinada, caso a criança entre em contato com estes vírus ou bactérias, o seu sistema imunológico terá condições de reconhecê-los e prontamente eliminá-los.

Meu filho terá efeitos colaterais das vacinas?
As vacinas podem causar algumas reações. Em geral são benignas e de curta duração (até 48-72 horas). As mais comuns são febre, dores pelo corpo e dor no local de vacinação, que podem ser amenizadas com o uso de analgésicos a critério médico. Reações mais graves são extremamente raras. Lembre-se de que as doenças causam muito mais males para as crianças do que as vacinas.

Meu filho está resfriado. Posso vaciná-lo?
Em geral, o resfriado não impede que se vacine a criança, desde que ela esteja em bom estado geral e sem febre. Se você tiver qualquer dúvida em relação à vacinação ou qualquer assunto relacionado à saúde de seu filho, consulte sempre o seu pediatra.

Fonte: www.janssencilag.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home