Conhecendo a Pirâmide Alimentar

Alimentos energéticos extras: Gordura e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva), açucares adicionais (doces e açucar de mesa). As gorduras e óleos têm vitaminas A, D, E, K. Com alto teor de energia, devem ser consumidos com moderação. Açucares adicionais (doces ou para adoçar sucos, cafés etc) devem ser incluídos na alimentação com moderação.

Alimentos construtores: Peixes, carnes,aves,ovos,leite,queijo e leguminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico etc). Fontes de proteína constroem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os tecidos - cabelos, músculos, órgãos, sangue e pele. Alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para prevenir anemia e osteoporose. Use no almoço e jantar. Leite e derivados, no café da manha e/ou lanche.

Alimentos reguladores: Verduras, legumes e frutas facilitam a digestão e são ricos em sais vitaminas e fibras. Aumentam a resistência contra infecções e, entre muitos benefíos, ajudam o bom funcionamento do itestino. Use no almoço e jantar. E como pelo menos duas frutas por dia.

Alimentos energéticos: Arroz, massas, todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca, inhame. Formam a base alimentar e dão a maior parte da energia que você precisa para suas atividades diárias. São ricos em carboidratos e representam o maior volume da alimentação. Use em todas as refeições.

Fonte: Ministério da Saúde

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home