O Inimigo Oculto

Existem várias causas da doença. As principais são:
- Menopausa;
- Idade avançada;
- História familiar de osteoporose;
- Constituição física magra;
- É mais freqüente na raça branca e em asiáticas;
- Baixa ingestão de cálcio, diabetes, falta de exposição à luz solar, pouca atividade física, hábito de fumar, consumo de álcool, café ou doenças crônicas.

Sintomas e Diagnóstico
A osteoporose não causa nenhum sintoma, por isso é chamada de doença silenciosa. O diagnóstico para identificar osteoporose é medir a densidade óssea com auxílio da Densitometria Óssea, que é um exame rápido e indolor.

Prevenção e cuidados
O consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, assim como exercícios físicos e a exposição à luz solar, são muito importantes para formar e manter ossos saudáveis.

Os cuidados com os pacientes com osteoporose são os seguintes:
- Exame oftalmológico regular;
- Usar sapatos com sola antideslizante;
- Tapetes presos no chão;
- Evitar pisos muito encerados ou molhados.

Fonte: Ministério da Saúde.


Taguchi e colaboradores avaliaram a relação entre a massa óssea vertebral e a perda de dentes em 90 mulheres idosas. Concluiram que a perda dos dentes posteriores pode estar associada com a diminuição da densidade óssea alveolar, sendo que esta é relacionada à densidade óssea vertebral.

Birkenfeld e colaboradores, numa revisão de publicações de dez anos (1989-1998) verificaram que as alterações osteoporóticas na maxila e mandíbula afetam diretamente a estabilidade e retenção dentária, havendo uma correlação entre osteoporose e reabsorção óssea oral. Também notaram que a reposição hormonal após a menopausa pode reter mais dentes.

Jeffcoat, num estudo de revisão, verificou associação entre osteoporose, periodontite e perda de dentes. Também concluiu que a reposição hormonal e uso de bisfosfonatos podem resultar em menor perda de osso alveolar e de dentes.

fonte: www.osteoporose.med.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home