no site na web Voltar ao inícioHome PesquisarPesquisarFale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Bioimpedância

O método da BIOIMPEDÂNCIA baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo da pessoa. A massa magra conduz a eletricidade mais facilmente por possuir um elevado conteúdo de água e eletrólitos (potássio, sódio, cálcio), enquanto que a massa gorda oferece maior RESISTÊNCIA (BIORESISTÊNCIA) por apresentar baixo nível de hidratação.

Um aspecto importante da avaliação física é a análise da composição corporal, que é a divisão do peso corporal total em massa gorda, massa magra (músculos, ossos e vísceras) e água corporal total. Esta abordagem torna-se importante no acompanhamento de programas de condicionamento físico, dietas alimentares e tratamentos médicos de modo geral.

PESO GORDURA: é a porcentagem de gordura da pessoa.

TAXA METABOLICA BASAL (TMB): é a quantidade de calorias que a pessoa gasta por dia (24 horas) em situação basal, ou seja, deitado, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade. A taxa matabólica basal é proporcional à massa magra: quanto mais massa magra a pessoa tiver, mais calorias ela gastará em repouso.

PESO MASSA MAGRA: é a quantidade de músculos, ossos e órgãos (vísceras) do organismo.

ÁGUA CORPORAL TOTAL: é a quantidade total de água, em litros, que a pessoa tem no corpo. Os níveis normais de hidratação indicam que indivíduos de ambos os sexos devem apresentar entre 69% a 75% de água na massa magra. Índices de água na massa magra acima de 75% podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices abaixo de 69% podem indicar desidratação.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC): é a divisão do peso corporal (kg) pela estatura (h²), sendo um paramêtro importante na relação entre excesso de peso e doenças crônico-degenerativas. A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de condicionamento físico e emagrecimento, além de ser um aspecto fundamental na prevenção de diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e cardiopatias em geral.

MASSA MAGRA: é composta por músculos, ossos e órgão vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias (a musculatura é o elemento quimicamente ativo do organismo). Portanto, quanto mais massa magra, mais calorias você estará queimando em repouso e durante a atividade física.

MASSA GORDA: é composta pela gordura. Ao contrário do que se pensa, um mínimo de gordura corporal é essencial para algumas funções orgânicas como proteção dos órgãos vitais contra choques mecânicos, isolamento térmico, produção de hormônios e reserva energética. Entretanto, o excesso de gordura no organismo é prejudicial, sendo considerado um dos principais problemas de saúde na sociedade moderna, até mesmo entre as pessoas mais jovens e crianças. Todo alimento ingerido acima das necessidades diárias, seja lipídio, proteína ou carboidrato, será acumulado no organismo sob forma de tecido adiposo para futura utilização como fonte energética.

O principal objetivo da avaliação da composição corporal é determinar as quantidades de massa gorda e massa magra do organismo.

O melhor programa de perda de peso deveria ser aquele que combinasse uma dieta balanceada e equilibrada com a prática sistemática da atividade física. Quando se considera apenas a restrição alimentar (dieta), sem nenhuma preocupação com os exercícios físicos, ocorre perda de peso tanto por gordura como pela massa muscular. Porém, quando a dieta é acompanhada por um programa de atividade física bem elaborado, a perda de peso se dá basicamente pela gordura, sendo a musculatura mantida ou até mesmo aumentada.

A dieta deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. De modo geral, deve constituir-se de 60% a 70% de carboidratos complexos (batata, frutas, arroz, feijão...) 15% a 20% de proteínas e 15% a 20% de lipídios.

Dra Cinthia Alves CRN 32068 (nutricionista da Clínica Blue Star)

Obs.: Avaliação nutricional com Bioimpedância já disponível na Clínica Blue Star, mais informações agende pela nossa central 2262.9188.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
Voltar ao inícioHome PesquisarPesquisarFale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Clínica Blue Star
Rua Paulo Maldi, 138 - Tucuruvi - São Paulo - SP - CEP: 02303-050 Tel/Fax: (11) 2262.9188
www.bluestar.com.br           clinica@bluestar.com.br

Responsável Técnico: Dr Roland Hannes - CRM 41319
As informações contidas neste site não substituem, em hipótese alguma, sua visita regular ao seu médico.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde.

  Nipotech