no site na web Voltar ao inícioHome PesquisarPesquisarFale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

A melhor hora para se exercitar

Saiba em que período do dia a atividade física queima mais calorias.

Que horário do dia é melhor para fazer exercícios? Quem é adepto das atividades físicas já deve ter se questionado isso alguma vez. Para encontrar a resposta, muitos pesquisadores realizaram estudos com atletas. E concluíram que fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

A nutricionista Cristina Freitas, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, explica que, após as horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã.

Mas, como em toda regra há exceções, existem aqueles que preferem ficar acordados à noite e dormir pela manhã. Nesses casos, explica Cristina, o metabolismo atinge seu ápice no último período do dia.

Além de gastar mais energias, fazer exercícios pela manhã tem uma série de benefícios. A nutricionista destaca que movimentar o corpo no início do dia garante mais disposição e bom humor, já que atividades físicas estimulam a produção de endorfina e serotonina, substâncias liberadas pelo cérebro que proporcionam a sensação de bem-estar. "Durante a atividade, liberamos adrenalina. Quando terminamos, ficamos mais relaxados e tranqüilos, com disposição para o trabalho e facilidade para lidar com os problemas que poderão surgir", pontua.

O clima também é favorável para quem prefere se exercitar durante o dia. No início da manhã o sol está ameno, e a atividade fica mais agradável e menos cansativa. Ainda mais para quem opta por exercícios ao ar livre. Cristina lembra ainda que, nesse período, o indivíduo ainda não está sobrecarregado do estresse e do cansaço do dia-a-dia, o que muitas vezes diminui a disposição para o exercício físico.

A nutricionista alerta apenas para a importância do aquecimento e do alongamento antes das atividades, sobretudo para quem se exercita pela manhã. Como os músculos estiveram relaxados por um longo tempo, fazer exercícios sem uma preparação anterior podem causar desconforto e até mesmo pequenas lesões. "Por isso, o aquecimento e o alongamento são fundamentais", ressalta.

Fonte: www.maisde50.com.br
Por Andrea Guedes

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
Voltar ao inícioHome PesquisarPesquisarFale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Clínica Blue Star
Rua Paulo Maldi, 138 - Tucuruvi - São Paulo - SP - CEP: 02303-050 Tel/Fax: (11) 2262.9188
www.bluestar.com.br           clinica@bluestar.com.br

Responsável Técnico: Dr Roland Hannes - CRM 41319
As informações contidas neste site não substituem, em hipótese alguma, sua visita regular ao seu médico.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde.

  Nipotech