Saiba informações sobre enxaqueca

O que é enxaqueca?

A enxaqueca é uma condição crônica caracterizada por crises (episódios) de dores de cabeça de intensidade moderada a intensa que duram de quatro horas até três dias, geralmente sentida em um dos lados da cabeça. Freqüentemente, a dor da enxaqueca apresenta-se com outros sintomas associados a ela, tais como náuseas e sensibilidade à luz ou som. Algumas pessoas vivenciam em suas crises de enxaqueca a aura.

Por que eu tenho enxaqueca?

Apesar de não ser completamente conhecido o porquê das pessoas apresentarem enxaqueca, os pesquisadores acreditam que as crises acontecem em pessoas que são geneticamente predispostas a elas.

A enxaqueca é hereditária?

Sim, a enxaqueca apresenta uma tendência à ocorrência familiar. De fato, quatro em cada cinco pessoas que apresentam têm história familiar positiva. Se um de seus avós tem história de enxaqueca, você terá uma probabilidade de 50% de desenvolver enxaqueca; se o seu pai e a sua mãe têm história de enxaqueca, seu risco sobe para 75%.

O que é enxaqueca com aura?

Também conhecida como `enxaqueca clássica`, a enxaqueca com aura inclui transtornos visuais, tais como: visão borrada e visões de ondas ou zigue-zagues. Outros sintomas da aura são: transtornos sensoriais (dormências principalmente nas mãos - em geral em uma delas - e na língua), paralisia parcial, dificuldade de fala e desorientação. A aura ocorre em 10% a 30% dos pacientes com enxaqueca, em geral precede o início da dor da crise de enxaqueca, e sua duração é quase sempre de 15 a 20 minutos - menos do que uma hora.

Como a enxaqueca difere de outros tipos de dores de cabeça intensas?

Como regra, o exame da pessoa com enxaqueca é normal, ao passo que em outras situações de dor intensa, o exame físico, freqüentemente, revelará anormalidades, como alterações de consciência, rigidez de nuca.

O que desencadeia a enxaqueca?

Os pesquisadores acreditam que as pessoas que apresentam enxaqueca são hipersensíveis a determinados tipos de `gatilhos` (desencadeadores) da enxaqueca Um ?gatilho? da enxaqueca pode ser um alimento em particular, uma condição ambiental, ou um fator hormonal.

Não se esqueça que o seu médico é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas. Consulte-o sempre que necessário.

Seu médico precisa do máximo de informações possíveis sobre suas crises de enxaqueca. Isto irá ajudá-lo a identificar possíveis gatilhos (desencadeadores) da enxaqueca e o tratamento apropriado das suas crises Eis algumas informações que o seu médico precisará saber:

- Quando, onde e com que freqüência ocorrem suas crises de enxaqueca;
- Quando você começou a ter crises de enxaqueca;
- Quanto tempo duram suas crises de enxaqueca;
- Qual a intensidade da dor;
- O que poderia ter desencadeado as crises de enxaqueca;
- O que ajudou no alívio da dor;
- Quem mais na sua família apresenta enxaqueca.

O conhecimento é o melhor recurso no controle da enxaqueca.

Para mais informações consulte o site da Sociedade Brasileira de Cefaléia e o site Portalmed.

Fonte: www.janssencilag.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home