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Obesidade na adolescência

Como auxiliar o adolescente obeso na escolha da sua dieta?

Para orientar o adolescente com sobrepeso ou obeso e ajudá-lo na escolha de alimentos menos gordurosos e mais saudáveis, o uso da Pirâmide dos Alimentos poderá ser de grande contribuição. Essa escolha de alimentos naturais e adequados deverá ser associada à de alimentos industrializados. Na adolescência, as orientações visam, principalmente, a manutenção do peso com oferta normocalórica. 

Qual a média de tempo esperado para a adesão do adolescente à nova dieta?

A expectativa é de que num período mínimo de 1 a 2 anos e com acompanhamento mensal o adolescente possa ter aprendido a comer de forma mais adequada em termos de horários, quantidade e qualidade de alimentos, tempo necessário à adequação do seu peso à sua altura, já que se encontra em fase de crescimento. A perda de peso em fase de crescimento além de reduzir o tecido adiposo reduz o tecido magro, interferindo na curva de crescimento. A manutenção do peso atual com crescimento em altura normal permite a adequação da relação peso/ altura e o índice de massa corporal (IMC), exceto nos casos em que o crescimento estatural esteja desacelerado, onde é necessária a perda de peso. 

Qual a distribuição ideal dos macronutrientes na dieta do adolescente?

Com relação às gorduras da dieta: limitar a 25%-30% do valor calórico total diário, através do controle e/ou diminuição da ingestão de alguns tipos de preparações e alimentos como: frituras, milanesas, sobremesas com cremes ou alto teor de gorduras, embutidos (salames, salsichas), maionese, chocolates, creme de leite, manteiga ou margarina, bolachas recheadas e salgadinhos, uso de óleo nos refogados.

Os carboidratos ou açúcares: deverão ser oferecidos na forma complexa, ou seja, pão, batata, outros tubérculos e raízes, além de macarrão e arroz , preparados com pouca gordura e controlados na quantidade, sendo liberado o consumo de verduras e legumes com menor teor de carboidrato (folhas, abobrinha, quiabo). A preferência na oferta de carboidratos complexos visa o consumo adequado de fibra dietética com vistas a reduzir a ingestão calórica, aumentando a sensação de saciedade. Os glicídios simples (açúcar, doces em calda, compotas, doces de corte, refrigerantes e balas) deverão estar limitados. Em compensação o consumo liberado de frutas é preconizado. Os carboidratos simples e complexos poderão participar com 50% a 55% do valor calórico total diário.

As proteínas: oferecer através de leite semi-desnatado, preferencialmente adicionados de vitaminas liposolúveis (A, D e E), frango sem pele, peixe e carne bovina magra. Seu percentual com relação ao valor calórico diário poderá ser de 20% a 25% . Tais percentuais, considerados elevados em relação a uma dieta padrão, evitam o balanço nitrogenado negativo e a perda de massa muscular. 

Como auxiliar o adolescente frente sua alimentação e a criação de novos hábitos?

1. Aconselha-se 3 refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches (manhã e tarde). Evitar longos períodos de jejum pois a omissão de refeições provoca fome incontrolável e não contribui para a perda de peso;

2. Nos lanches, sempre que possível, utilizar frutas ou suco integral (s/ açúcar) de frutas. Descobrir frutas que goste para alimentar-se nos intervalos das principais refeições. Evite utilização diária de biscoitos, doces, salgados (estes devem ter dias estabelecidos);

3. Procurar mastigar mais devagar os alimentos, sentindo o sabor. Quem come rápido tem a tendência de comer maior quantidade de todos os alimentos;

4. Procurar diminuir a quantidade dos alimentos mais calóricos como: bolos, refrigerantes, pizza, massas, salgados, doces, amendoim, chocolates, maionese, creme de leite, salgadinhos, tortas, doces, outros. Consumir esses alimentos em dias e horários pré-estabelecidos;

5. Retirar a gordura aparente das carnes brancas e vermelha;

6. Evitar o consumo diário de embutidos (salame, salsichas, presuntos);

7. Substituir manteiga pelo creme vegetal com pouco sal;

8. Evitar beber líquidos durante as refeições (água, refrigerantes ou sucos). Use 30 minutos antes ou 1 hora após;

9. Praticar atividade física 2 a 3 vezes na semana; andar cerca de 20 a 30 minutos por dia;

10. Retornar para avaliação a cada 30 a 40 dias relatando os excessos alimentares (freqüência a aniversários e festas). As dificuldades com alimentos apreciados é preciso considerar e substitui-los. 

O exercício físico traz benefícios aos adolescentes obesos?

Pesquisas relacionando a importância do exercício físico no tratamento da obesidade na infância e adolescência são muito limitadas, especialmente os benefícios a longo prazo no controle do peso. Os estudos disponíveis sugerem que somente o exercício não é suficiente para o controle da obesidade, sendo mais eficaz a combinação de controle alimentar e exercício a longo prazo. Essa combinação apresenta resultados positivos devido ao aumento da massa muscular, aumento da taxa metabólica basal e do gasto energético diário, resultando em efeitos desejáveis na imagem corporal e auto-estima. A perda de peso apenas com restrição calórica, sem atividade física, determina perda de 30% da massa magra, responsável por 60% do gasto metabólico de repouso. 

O que deve mudar no estilo de vida?

A proposta de mudança no estilo de vida sedentário requer a limitação de tempo para atividades como assistir televisão, uso de computador e vídeo games, atitude esta que pode ser mais importante do que programas de atividade física, principalmente quando o adolescente não aprecia esta prática. A recomendação de atividade física requer algumas considerações como: que o esporte seja divertido, que a proposta seja do agrado e realizada com outros adolescentes, que a família possa participar incentivando ou praticando, não prejudique os estudos, seja desenvolvida em grupos para melhorar as relações sociais.

Quais as recomendações para atividades físicas?

Uma recomendação razoável para a maioria dos adolescentes pode ser 20 a 30 minutos/dia de atividade física moderada (caminhar, dançar, nadar ou andar de bicicleta). O gasto energético em adolescentes pode ser mais eficientemente aumentado através do aumento das atividades diárias e recreação, do que por competição ou exercícios direcionados. O esporte ou atividade física dispersa a ansiedade excessiva em alguns adolescentes. Adolescentes obesos geralmente apresentam problemas de adesão a programas de exercícios a longo prazo, talvez porque nessa faixa etária a preferência seja por atividades escolhidas por eles mesmos. A escolha pessoal é importante, pois faz com que se sintam mais responsáveis pela decisão. 

Quais são os fatores de bom prognóstico para a perda de peso do adolescente?
- Vontade própria em reduzir o peso;
- Participação e apoio da família;
- Bom relacionamento profissional (is) / paciente;
- Orientação alimentar de acordo com hábitos da família;
- Retornos periódicos para acompanhamento médio de 1 a 2 anos. 

Quais os fatores de mau prognóstico para perda de peso do adolescente?

- Consumo excessivo de alimentos com alta densidade calórica nos horários habituais e várias vezes na semana.
- Falta de refeições formais; falta de atividade física; tendência a adotar atividades de lazer sedentárias; falta de sensibilização da família para o problema. 

Quando a obesidade estiver associada à ansiedade ou compulsão alimentar, como proceder? 

É necessário procurar a ajuda de um profissional psicólogo especializado para diagnosticar a causa da ansiedade e juntamente com a família tratar de forma adequada à ansiedade ou compulsão.

Núcleo Gerencial do Departamento de Adolescência da SBP

Maria Conceição Oliveira Costa1
Eloisa Barreto Bacelar 2
Pierry Fábio Cavalvante Coni2

1. Professora Titular do Departamento de Saúde – Universidade Estadual de Feira de Santana,Ba; Doutora – UNIFESP; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência – NNEPA-UEFS
2. Alunos de Iniciação Científica – PIBIC, PROBIC, NNEPA-UEFS

fonte: www.sbp.com.br

 
 
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