Falando Sobre o Câncer do Cólo do Útero

* O que é o exame preventivo?
É a coleta de secreções do colo do útero feita com uma espátula e escovinha que pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo, que diminui se você estiver tranqüila. O material coletado é colocado numa lâmina de vidro, que será examinada posteriormente ao microscópio.

* Que mulheres devem se submeter ao exame?
Aquelas que tem ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 29 anos de idade. Se a mulher fez uma histerectomia (retirada do útero) e tem mais de 59 anos, o médico esclarecerá sobre a necessidade ou não do exame.

* Onde fazer o exame preventivo?
Procure o ambulatório médico mais próximo da sua residência. Aproveite a ocasião e solicite ao profissional de saúde que realize o exame clínico das mamas.

* Quais os cuidados para a realização do exame?
- Não ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame;
- Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame;
- Não estar menstruada. Em caso de sangramento fora do período menstural, procure o serviço de saúde para orientação e, se necessário, tratamento.

* O que fazer após o exame?
Você deve retornar ao seu médico na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Lembre-se: tão importante quanto submeter-se ao exame é buscar o resultado.

* E se o resultado for negativo para câncer?
Você somente precisará repetir o exame preventivo após um ano.

* E se o resultado der alguma alteração?
Você será encaminhada para a realização de outro exame mais detalhado e se for necessário, será feito um tratamento. Siga a orientação recebida. Aproveite este momento para esclarecer todas as suas dúvidas.

Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home